A grande besteira na gestão de TI!

4 mar, 2011 | 1 Comentário »

remadoras1

Estava acompanhando o Twitter e de repente leio: ” Gestão: Perfil disputado hoje é o estratégico e não o operacional.O profissional que ainda está neste corre o risco de estar fora.”

Respeitando o Twitteiro, mas, ô besteira! Provavelmente quem escreveu não tem horas de vôo suficiente em gestão de TI e quem retwitta menos ainda, pois, não entendeu.

Se o perfil buscado hoje fosse apenas o estratégico, como seriam as empresas?

Temos que colocar uma coisa em cada lugar e pensar antes de digitar ou falar estas besteriras, pois, tem gente que acredita.

Acho que o TI que não é mais TI, agora é TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, vive um momento ímpar, onde a gestão é realmente discutida de forma séria e seguindo preceitos da escola clássica de administração: Gestão por processos, indicadores e métricas, a gestão dos recursos humanos, a prestação de contras e controle interno rígido e apontamento do ROI.

A TIC amadureceu! Cresceu! Já somos bem velhos, porém, ainda novos para a gestão moderna. Muito TI tem parado sob áreas de Administração e Controle Financeiro, pois, representavam ameaças e obscuridade para a Alta Administração. Criamos um folclore e imagem em torno do TI nos últimos 10 anos e pagamos o preço por isso. Agora é hora de mudar! E se não pode com eles, junte-se à eles.

O que o mercado procura é gente de TI com competências adicionais em gestão. E coisa simples, não é nada de transformar técnicos em supergerentes. É deixar o técnico bom, mas, com cabeça de processos, de gestão de serviços, criar neles uma visão de cliente-fornecedor natural.

Haverá espaço sempre para os Estratégicos, Táticos e Operacionais, o que não permite-se mais é que sejamos apenas técnicos bitolados falando KLINGOW!

Um profissional de TIC hoje que não sabe e entende bem o ITIL, o COBIT e fundamentos de segurança da informação, está literalmente com os dias contados.

Dica de 4 cursos essenciais hoje para o profissional de TIC:

- Cursos de ITIL v3 e tire o certificado pelo EXIN,

- urso de COBIT 4.1 e tire o certificado pela ISACA,

- curso de ISFS (information Security Foundation) e tire o certificado pelo EXIN.

- curso de Mapeamento e Modelagem de Processos (Gestão de processos).

A DARYUS aplica todos estes cursos e provas: www.daryuseducation.com.br

Não estou só vendendo meu peixe, estou sendo sincero. Será um investimento em torno de 4 mil reais que manterá o profissional de TI por muitos anos antenado e capacitado para as demandas crescentes de mercado. Pense Nisso!

Cada macaco no seu galho e bando, porém, com visões de gestão e sobrevivência iguais!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um Comentário
Comente »

  1. Boa noite a todos,posso acrescentar sobre este assunto abordado,Jeferson voce tem total razão quando afirma que tem lugar para todos,porém temos que mudar.Confesso que ao terminar minha faculdade e após alguns cursos técnicos,percebi a necessidade de conhecer o gerencial e sair do arcaico TI infra x infra ,após começar a minha pós na FIT,confesso que novamente minha mente foi aberta para o grande boom de mercado e suas novas necessidades.Alias depois da pós vou tirar minha certificação em ITIL,tão desejada desde 2010.Abraços !!!

Comente

Código de Segurança: