A importância da continuidade de negócios HOJE!

30 ago, 2013 | 1 Comentário »

Ontem ouvi uma especialista em comunicação mencionar numa reunião, “-Está sua área é pouco conhecida. Precisa popularizar e falar mais sobre ela!”. Bom, ela estava falando sobre Continuidade de Negócios.

O interessante é que pessoas que tem entre 30 e 50 anos e já estão em posições gerenciais ainda tem dificuldade de entender a Gestão de Riscos e sua importância, sem preconceito.

Gerações diferentes, tecnologias diferentes, empresas e uma macro-economia diferente. A questão não é idade é cultura! Profissionais de gestão mais antigos que não são da geração Atari e Windows ainda enxergam grande parte da TI – tecnologia da informação, segurança da informação e continuidade de negócios como CUSTO. Alguns não entendem, outros não querem entender, e outros se fazem de surdos.

Na mesma época que aqui no Brasil cinto de segurança não era obrigatório, 1988, nascia o DRI – Disaster Recovery Institute International nos EUA (www.drii.org) e o BCI – Business Continuity Institute no Reino Unido não é tão velho assim.

A questão realmente é pouco difundida no Brasil. Na década de 80 a 90 carro seguro era carro que tinha a Lataria forte para aguentar pancadas! (É surreal isso!)

Hoje não se vive ou se mantém uma empresa sem pensar e investir nestas proteções. Note nosso governo e a falta de governança em riscos dele. É o reflexo clássico desse pensamento cultural brasileiro.

Somos reativos e não preventivos. Isto é cultura no Brasil.

Gerenciar riscos é ESTAR PREPARADO! Como? Definindo a responsabilidade da Administração, implantando o processo na empresa de forma séria, medindo, melhorando, capacitando todos os funcionários.

Segue um pequeno vídeo interessante sobre Continuidade de Negócios para ajudar a entender:

Business Continuity Management – The Time Is Now – YouTube [360p]

Tags: , , , , , , ,

Um Comentário
Comente »

  1. A NBR 15999? Praticamente as empresas nacionais e o governo usam esta norma que é a tradução literal da BS 25999. Atualmente foram substituidas pela ISO 22301 que já está em analise e tradução por um grupo de brasileiros na ABNT e deverá estar em Ptb em breve.

Comente

Código de Segurança: