Amazon Cloud Downtime. As nuvens também caem!

29 abr, 2011 | Nenhum Comentário »

O tempo de inatividade do servidor da Amazon Web Services, na semana passada, despertou questões de confiabilidade geral da computação em nuvem, que geralmente é estável e excepcional, e sobre  a transparência de provedores de cloud-based?

Amazon Web Services, fornece hospedagem para sites populares, como Reddit, Quora, Hootsuite e serviços semelhantes aos bancos de dados relacionais (RDS) e Elastic Compute (EC2) começou a sofrer paralisação na quinta-feira da semana passada. Na segunda-feira, a Amazon disse que a maioria dos serviços que dependem de sua plataforma de cloud computing estavam de volta ao normal.

A Amazon afirmou que um pequeno número de volumes foram perdidos durante a falha do servidor, e está se comunicando com os clientes sobre a questão. Enquanto isso, no rescaldo do acidente, a Amazon também prometeu uma análise completa sobre o incidente e declarou: “Estamos cavando profundamente as causas desse evento e vão postar um “post mortem detalhada”.

Enquanto Cloud Computing, é conhecido em grande parte, pela sua confiabilidade e custos baixos, alguns analistas perguntam o que o incidente reflete para a viabilidade e o futuro da computação em nuvem em geral. O que acham?

Quando algo não falha muito, ao apresentar falhas estas tendem a ser muito severas e impactantes.

Outros analistas também observam que o incidente mostra que a fé cega não deve ser colocado em Cloud, pois, ainda está no inicio e tem muito relativo a resiliencia e segurança a ser discutido. Cloud tem recentemente uma onda de popularidade, especialmente dentro de agências do governo e empresas médias  que estão trabalhando para implementar a plataforma em suas atividades diárias.

Amazon.com tem um dos mais sofisticados ambientes de computação em nuvem hoje (juntamente com a Microsoft). Isso permite a empresa a reduzir suas necessidades de recursos como e quando eles precisam.

amazon-share-price-down-7percent

Isto resultou em uma perda de 7,8% no preço da ação da empresa. Cálculos aproximados estimam  51.400 dólares perdidos por minuto, ou cerca de US $ 10 milhões de dólares para cada período de 3 horas.


Tags: , , , , , , ,

Comente

Código de Segurança: