NEtmundial, Marco Civil….e ai o que muda? Governança ou Desgovernança de riscos?

23 abr, 2014 | Nenhum Comentário »

Este evento traz o Brasil para a posição de debatedor, discutidor e pensador em relação as leis e regras na Internet.

NetMundial trata-se de um evento sobre governança da internet que começa nesta quarta-feira, 23, em São Paulo, o comando do evento pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo maior é o de plantar uma semente sobre Direito, Consensos e Regras para minimizar riscos associados a privacidade, fraudes, bulling, trafico de drogas entre outras. Um ponto importante de salientar é a iniciativa sobre como o Brasil pode fazer GOVERNANÇA da Internet, e como podemos influenciar outras forças políticas mundiais como EUA, Inglaterra, Alemanha e França neste processo.

Em busca da Liderança

O Secretário, Almeida, do MCTI, reforça que a NetMundial “não é uma reunião do governo brasileiro, nem de governos, mas que o país reúne características que legitimam um papel de liderança no debate.”

Qualquer ato de governança deve ser louvável, porém para isso o Governo brasileiro precisa primeiro aprender a GOVERNANÇA Corporativa que não faz e gasta mais do que arrecada, bem como não consegue fiscalizar leis e normas antigas dos setores de saúde, telecomunicações, bancário e do próprio incentivo ao desenvolvimento de mercado, que poderia em parte ser feito pelo BNDES, ao invés de emprestar dinheiro na emoção empresários do setor de Gás e Óleo em projetos megalomaníacos.

Para realmente evoluirmos no uso e regras da Internet o Brasil precisa primeiro eleger um novo Presidente e um Governo que olhe para a frente, não apenas para 4 anos, mas para 50 anos a frente. Governança é isso! E progresso é isso! Educar para mudar. Educar não é ensinar o básico do básico e não reprovar até a 5a. série, isto é DESGOVERNANÇA!

O Governo atual tem lampejos de ideias brilhantes, e um excesso de confiança que inspira as piores decisões e total despreparo para liderar um país e conduzir a nação ao crescimento. São ideias e iniciativas legais como: NetMundial, Programas de mestrado no exterior, verbas para empresas de softwares, porém, esquecem da base:

1 ) Ensino de tecnologia, inglês e segurança da informação da 1a. a 8a. série. (As crianças são alvo de tudo que não presta, menos alvo do governo para educá-los e a ensiná-los a se proteger!)
2 ) Melhoria salarial e das condições aos professores públicos;
3 ) Infraestrutura tecnológica e orientações sobre uso da internet e seus recursos (isto é importante, haja visto a falta de tecnologia em escolas públicas ou a obsolescência dos poucos que existem. (E não conta falar de SP, RJ, BH e Porto Alegre);
4 ) Não se ensina liderança e gestão nos colégios, então como formaremos líderes. Existem iniciativas como o Colégio Germinare do Grupo Friboi que deveriam ter o apoio do governo e copiar o modelo, para ai sim falarmos de liderança na Netmundial.
5 ) A Falta de Governança e Gestão de Riscos no Ministério de Minas e Energia, nos últimos 10 anos refletiu agora as vésperas de eventos grandiosos, e demonstra o despreparo total do Governo. Uma inflação que deve chegar a 6,51% conforme dados do Banco Central.
6 ) O povo brasileiro não é retardado, ele apenas precisa de orientação e educação básica melhor, a partir dai o próprio povo leva o país ao sucesso. Temos esta síndrome de que o Estado deve educar, proteger, nos garantir emprego, nos alimentar e etc. Isto precisa mudar, e isto a Internet pode ajudar a mudar como nunca. JK? TV? Tudo isto já foi, e o Brasil está perdendo tempo e vendo a Internet passar. Bons projetos começam nos colégios e faculdades lá fora, com supervisão e apoio do governo e empresas privadas, e por aqui?
7 ) Enterra-se pessoas com identidades no bolso em SP como indigentes, você acha mesmo que o Governo em geral está tirando os bons valores do uso da tecnologia? É isso mesmo, em 2014!
8 ) Quais prédios do Governo de SP tem reuso de água e sustentabilidade no projeto?
9 ) Escolas e Faculdades como a USP leste são construidas com erros de projeto básicos.
10 ) E o Marco Civil? bom, ou apenas uma distração para casos mais graves como a lambança da Petrobras. Se fosse uma empresa privada, grande parte da Diretoria estaria na rua.

A internet é pública, gratuita, é um celeiro para a educação, uma revolução, e totalmente vulnerável, corrompivel e pronta para uma geração de hackers que usarão para o bem e mal.

Net Mundial é uma iniciativa boa do Brasil como sempre: Começa com ideias brilhantes, toca fogo na festa e depois dorme no auge da festa! Temos que mudar isso para falarmos de NetMundial e Governança de Riscos.

Você sabia que o Brasil é um dos fundadores do fórum chamado ISO, que determina as principais normas internacionais para Negócios e confiança entre mercados? Sabe quantas ISO’s tem?

Tags: , , , , , , ,

Comente

Código de Segurança: