Planejamento Estratégico, PDTI e GRC qual a conexão?

3 abr, 2013 | Nenhum Comentário »

resilience2

Uma coisa que aprendi como empresário e em continuidade de negócios é TUDO SE CONECTA!

Repetidas vezes me deparo com clientes que estão com empresas excelentes com produtos ótimos e ganham muito dinheiro com isso. E ao mesmo tempo estão com equipes sobrecarregadas e sem confiança em seus processos e tecnologias.

A falta de um Planejamento Estratégico elaborado com generosas pitadas de Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão orientada a processos torna uma empresa mais lenta, pesada e custosa.

Mais do que o papel bem elaborado é preciso entender e convencer os Níveis Estratégico, Tático e Operacional a tornarem o que se lê em REALIDADE. Incluindo exemplos diários dos próprios executivos.

Algumas empresas querem estruturar áreas de Governança Corporativa e de TI, porém não tem nem o Planejamento Estratégico pronto e muito menos uma gestão de serviços de TI orientada a processos e seguindo as melhores práticas internacionais (ISO 20.000). Então o que realmente querem?

Como podemos tentar o Estratégico se a base não está boa. Ops! Jeferson, o Estratégico é necessário para desdobrar nos demais!

Concordo. Mas, o começo do básico é definir o objetivo principal a ser atingido e a expectativa, portanto torna-se a base da Estratégia, que precisa ser entendida no FRONT, ou na entrega ao cliente.

Ou seja, se nos propusermos a fazer um fast food de comida italiana rápida no shopping, porém com sabor, aroma e atendimento, então não podemos economizar em alguns ingredientes, por exemplo: simpátia, agilidade, um bom molho de tomate, um bom manjericão e uma boa massa.

Existe uma necessidade de se rever a forma como se faz Planejamento Estratégico considerando Gestão de Riscos, Resiliencia e Segurança da Informação.

Planejamento Estratégico não é só vender e conquistar mercados, é a base estrutural de um edificio, mesmo sem ele ter um grão de cimento depositado. Gestão de Riscos não é só analisar o seu mercado, é olhar holísticamente pessoas, processos e tecnologia. Resiliencia não é somente ter um plano de emergencia ou crise, é torná-lo conectado com o Planejamento Estratégico e com a Gestão de Riscos.

Gestão de Riscos cobre desde Estratégia a Segurança da Informação, Continuidade e Responsabilidade social e ambiental.

Estamos em um momento ascendente no Brasil. Porém, precisamos investir em Gestão por processos, Riscos e Resiliencia para sermos competitivos. O capital humano não são apenas titulos. É ter condição de aplicar o conhecimento conceitual e academico na prática!

Tags: , , , , , , , , , ,

Comente

Código de Segurança: